Museu de MT expõe peças arqueológicas para celebrar aniversário de Cuiabá
06/04/2025
(Foto: Reprodução) Exposição reúne uma seleção de peças valiosas coletadas durante escavações arqueológicas realizadas na região. O Museu de História Natural de Mato Grosso está localizado na Avenida Beira Rio, Bairro Jardim Europa.
Reprodução
🏺⛏️📜Em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense, começa nesta terça-feira (8), a partir das 14h, a exposição 'Fragmentos da História de Cuiabá: A arte da Faianças Arqueológicas', no Museu de História Natural de Mato Grosso, no Bairro Jardim Europa, em Cuiabá. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta para visitação até 30 de abril.
A mostra reúne peças valiosas que foram coletadas durante escavações arqueológicas realizadas na região.
👉Segundo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), as faianças são cerâmicas que datam períodos significativos da ocupação humana na área, oferecendo um cenário dos costumes e estilos de vida que eram praticados pelos antepassados.
Para Suzana Hirooka, presidente do Instituto Ecoss que faz a gestão compartilhada do Museu, a exposição revela o legado cultural e histórico que moldou a identidade da cidade ao longo dos séculos.
Após a cerimônia de abertura oficial da exposição, serão realizadas outras atividades gratuitas, como oficinas, mostra de cinema, palco livre, apresentação de maracatu e outros. Confira a programação:
14h: Abertura da Exposição Fragmentos da História de Cuiabá
15h: Oficina mediação de leitura: Contos Cuiabanos
18h30: Mostra Cinema/ Oficina de Zine
19h: Intervenção Poética
20h: Apresentação do Grupo de Maracatu Buriti Nagô
✍Cuiabá, 306 anos
A capital comemora 306 anos, nesta terça-feira (8)
Mayke Toscano/Secom-MT
No dia 8 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assinou a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo.
Em 1726, o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, chega na capital como representante de Portugal. Em 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Porém, parte da população abandonou a capital depois que as lavras de ouro foram menores que o esperado.
Um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835, já que antes, a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade.
🤔Mas o que significa 'Cuiabá'?
Há várias versões para a origem do nome Cuiabá. Uma delas é de que o nome tem origem na palavra bororo Ikuiapá que significa “lugar da Ikuia” (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar), o nome designa uma localidade onde os índios bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da Prainha (que corta a área central de Cuiabá).
Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de Kyyaverá (que em guarani significa ‘rio de lontra brilhante’). Uma terceira hipótese conta que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá significaria “rio criador de vasilha”. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp